Frutas e suas variações
A nutricionista Elaine de Pádua recomenda variar a forma de oferecer as frutas. “Iogurtes, leite e sucos com frutas podem facilitar o consumo de diferentes tipos delas. Picolés de frutas também são permitidos”, explica. Segundo a nutricionista Larissa Cohen, é preciso estar atenta aos rótulos: “Nos sucos e picolés, evite aqueles em que a primeira ou a segunda palavra dos ingredientes é açúcar. Polpa, suco ou água devem ser os primeiros da lista, já que representam substâncias em maior quantidade no produto”. Ela lembra as frutas já devem estar picadas, em potes, dentro de uma sacola térmica, para facilitar o consumo.
Para quem não gosta de fruta
Para crianças que torcem o nariz para qualquer tipo de fruta, Larissa Cohen recomenda biscoitos à base de farinhas integrais (doces ou salgados), bolo caseiro simples em fatias (previamente embalados fatia a fatia) e minis-sanduíches de queijo minas ou mussarela. A nutricionista Elaine de Pádua orienta: “Nunca deixe o pacote de biscoitos com a criança. Ofereça o salgadinho em um potinho e regule a quantidade. O adulto deve estipular os limites”.
Comendo na rua
Quando a fome apertar e não houver nada previamente preparado para a criança, a nutricionista Larissa Cohen recomenda: “A mãe pode comprar milho cozido, biscoito de polvilho, picolés de fruta, sucos e água de coco”. Ela lembra que os sanduíches vendidos na praia, com maionese, devem ser evitados. “Pratos com camarão, empadas, salpicão, salada de frutas e sucos que não sejam industrializados também não devem fazer parte da alimentação das crianças na rua, já que correm o risco de contaminação por bactérias, que provocam infecção intestinal, com febre e diarreia”, explica a nutricionista.
Viagem em família
A nutricionista Elaine de Pádua explica que o café da manhã dos hotéis costuma fazer a alegria das crianças. “Capriche na primeira refeição do dia, mas faça escolhas saudáveis. Opte por somente uma variação de pão, de preferência integral, evite frituras e alimentos gordurosos”, diz a nutricionista. Se for passar o dia todo fora do hotel, em um lugar que ainda não conhece, Larissa Cohen recomenda levar a comida das crianças já pronta: “No almoço, ofereça um sanduíche de pão integral ou árabe com queijo minas, alface, tomate e cenoura ralada. Para beber, leve água de coco e suco de fruta”. Larissa recomenda que, pelo menos uma vez por dia, a criança consuma verduras, legumes, carnes, arroz e feijão. “Nas férias, os lanches costumam predominar, mas a mãe pode se organizar para oferecer, pelo menos, uma refeição completa por dia para a criança”, orienta a nutricionista.
Fonte: http://gnt.globo.com/maes-e-filhos/dicas/Ferias-de-verao–confira-dicas-para-a-alimentacao-das-criancas.shtml