Cuidados com o filhote:
Antes de escolher seu gatinho, pense no que você quer:
Um animal macho ou fêmea; um filhote ou um gato adulto; um gato de pêlo curto ou longo (que geralmente precisa de mais atenção e cuidados especiais); uma raça que prefere ficar dentro de casa ou outra que goste de ambientes ao ar livre. Avalie esses fatores para depois não se frustrar com o bichano.
Ao nascerem, os gatinhos têm aproximadamente 13 centímetros de comprimento e pesam entre 60 e 140 gramas. Eles só abrem os olhos completamente quando completam 20 dias. A maioria dos gatinhos têm olhos azuis quando nascem, mas depois de dois ou três meses de vida, ganham outra cor, para vida inteira. A recepção ao novo membro da família requer uma série de cuidados e você terá que zelar pela sua alimentação, instalações, alimentação e saúde.
CONSELHOS ÚTEIS:
- É preciso acostumar o gato a ter um cantinho só dele. O local deve ser limpo, acolhedor, seco e longe de correntes de ar.
- Uma caixa ou um cesto fundo é o ideal para a cama. Pode-se forrá-la com palha, papel ou um acolchoado (se você optar pelo último, não se esqueça de colocar a cama do gato ao sol, pelo menos uma vez por semana).
- Não alimente o gatinho somente com peixes, pois isso poderá causar deficiência de vitamina.
- Não forneça somente carnes, pois correrá o risco de provocar deficiência de cálcio e vitaminas
- Não dê alimentos específicos para cães, porque este alimento não é balanceado para gatos.
- Deixe dois potes à disposição do gato, um com ração e o outro com água. Tome cuidado para não comprar potes muito fundos, o ideal são tigelas pequenas e rasas.
- Se o seu gatinho sempre deixa ração no pote e depois de pouco tempo pede mais, comece a dar porções menores de comida. Alguns gatos preferem comer pouco, mas várias vezes ao dia.
- Não alimente os gatos com clara de ovo crua: ela contém avidina, que neutraliza a biotina.
- Não dê carne crua, para evitar a toxoplasmose.
- Comida gordurosa é péssima para os gatos tanto quanto para os humanos.
- Açúcar não só estraga os dentes como engorda; além disso, alguns alimentos, como o chocolate, são tóxicos para o gato.
- Animais obesos são muito mais propensos a doenças.
Fonte: www.nutriara.com.br