Se tu criança és
Direitos deves ter
Respeitado e respeitador de todos
Deves ser!
Com os Direitos da Criança
Que havia na altura
Os jovens e as crianças
Estariam a vender na rua.
Com este poema aprendi
Que com estes direitos
Podemos viver…
…sem preconceitos
No dia 20 de Novembro comemoramos o Dia Internacional dos Direitos da Criança, assim no decorrer desta semana trabalhamos principalmente “Os Direitos da criança”
Estes Direitos surgem em 1959 pela ONU (Organização das Nações Unidas) que os escreveu e aprovou. Em Portugal estes Direitos só foram homologados em 21 de Setembro de 1990.
A declaração é composta por 10 artigos, muito simples, que dizem respeitos ao que as crianças podem fazer e ao que as pessoas responsáveis pelas mesmas devem fazer para que as crianças sejam felizes, saudáveis e estejam sempre em segurança.
Na sala das estrelinhas trabalhamos alguns direitos tais como:
Todas as crianças são iguais e têm os mesmos direitos, não importa a sua cor, raça, sexo, religião, origem social ou nacionalidade.
Todas as crianças devem ser protegidas pela família, pela sociedade e pelo Estado, para que possa se desenvolver física e intelectualmente.
Todas as crianças têm direito a um nome e a uma nacionalidade.
Todas as crianças têm direito a alimentação e ao atendimento médico, antes e depois do seu nascimento. Esse direito também se aplica à sua mãe.
Todas as crianças têm direito de ser socorrida em primeiro lugar em caso de acidentes ou catástrofes.
Todas as crianças têm o direito de crescer num ambiente de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.
Todas as crianças devem ser protegidas contra o abandono e a exploração no trabalho.
Todas as crianças têm direito ao amor e à compreensão dos pais e da sociedade.
http://travessurasdiarias.blogspot.com