Moedas


Como tem sido definida é uma peça, geralmente de metal que tem um cunho oficial e a finalidade é de servir de meio de pagamento.
Quando ainda moeda corrente ou quando deixam de circular (retirada de circulação pelo governo), as moedas passam
a ser objeto de “coleção” que se constitui em um passatempo cultural que deve ser incentivado difundido por todos.

COMO COLECIONAR MOEDAS

A primeira coisa a fazer para formar uma coleção de moedas, é adotar um critério  A coleção de moedas do Brasil é muito grande, compreende as moedas do tempo em que o Brasil foi colônia, cunhadas em Portugal e no Brasil, mais as moedas do período em que o Brasil foi parte do Reino Unido, as moedas dos dois reinados depois da Independência e as emitidas no período republicano.
A presente orientação quer mostrar o caminho mais facil para o colecionismo de moedas brasileiras, portanto você deve começar de um modo mais facil, ou seja, o período mais acessivel que é o da “Republica”.
Nada mais facil do que você solicitar de parentes, amigos, etc.
aquelas moedinhas que todos tem guardadas em algumas latas caixas, gavetas, etc.,ou mesmo recolher
aquelas moedas que se encontram em circulação.
Assim como aquelas que serão emitidas daqui por diante.
Escolhendo uma de cada tipo, escolhendo, tambem, as mais bonitas quanto ao estado de conservação e possivelmente,
sem ou com pouquíssima circulação.
A moeda para figurar em uma boa coleção deve ser tanto mais perfeita, quanto mais comum.
Comum é aquela moeda facil de ser encontrada, que todo mundo tem, embora nem todas as moedas, mesmo sendo comuns,
se encontra facilmente em perfeito estado de conservação, especialmente as moedas que já não estão em circulação que foram desmonetizadas. É importante avisar, desde já, que nunca se deve limpar as moedas com a intenção de torná-las, bonitas, lustrosas, brilhantes etc.
Ácidos, kaol, bom-bril, sapóleos, certas flanelas usadas para limpar panelas ou prataria e outros materiais corrosivos, são terrivelmente prejudicial as moedas (mais adiante daremos a receita certa para uma perfeita limpesa).
Se não for possível arranjar moedas bonitas, deixe na coleção as que você possuir, mesmo no estado em que se encontram, aguardando a vez de serem substituidas por outra melhor.
Mas não há que se despreocupar, pois é tratar de arranjar a moeda boa logo, pois o prazer de colecionar, consiste em grande parte na busca, na pesquisa, do que resulta o entretenimento, e o relacionamento com outros colecionadores ou comerciantes especializados.
As duas armas principais que o colecionador deve ter são:
O catálogo,para se orientar e ir classificando as suas moedas e um Álbum,para poder ir guardando com carinho as moedas já classificadas e limpas.
Outra recomendação muito importante é que o colecionador não pode ter pressa de adquirir tudo de uma só vez. Deve ir devagar além de ser mais cômodo, é mais interessante, vai aprendendo aos poucos, evitando até mesmo, ter prejuizo enquanto não estiver por dentro do assunto.

www.colecione.com.br